Todos os Homens do Presidente (1976)

15 01 2009
all-the-presidents-men-dvd-cover

Teclas de uma máquina de escrever atingem a folha de papel com a força do disparo de uma arma. Assim começa Todos os Homens do Presidente (All the President’s Men, 1976), um dos melhores e mais corajosos filmes norte-americanos da década de 70.


Alan J. Pakula dirigiu com maestria e fez algo extremamente difícil: transformar política e jornalismo investigativo numa obra de arte agradável, sem se tornar chata e que prende a atenção do espectador como todo bom thriller.

O filme conta a história do escândalo do Watergate, que foi um dos casos políticos mais escabrosos da história dos EUA, e que causou a renúncia do presidente Richard Nixon, em seu segundo mandato. Para quem não conhece muito bem, Watergate é o nome do edifício em que se localiza a sede do Democratic National Committee (DNC), lugar onde cinco homens da administração de Nixon tentaram se infiltar e foram pegos em flagrante. Isso gerou outros casos de implantação de provas falsas feitas pelo governo Nixon para derrubar seus oponentes, além de utilização de dinheiro de fontes duvidosas para promover sua campanha de reeleição. O filme é baseado no livro homônimo dos repórteres Carl Bernstein e Bob Woodward, interpretados respectivamente por Dustin Hoffman e Robert Redford. E essa é a grande sacada do filme: a derrocada de Nixon do ponto de vista dos jornalistas, que apenas faziam seus trabalhos.
 

A verdade é que Todos os Homens do Presidente não teria ido muito longe se não fosse por um funcionário do alto escalão do governo norte-americano, o misterioso (que existiu na vida real) Deep Throat. É ele quem dá dicas quentes ao personagem de Redford para que a investigação siga no caminho correto. Ele lembra muito o outro Deep Throat, aquele da série Arquivo X, de quem o detetive Fox Mulder (David Duchovny) recebia informações. Até os encontros são parecidos!
 

Vale mencionar que além dos ótimos atores principais, o filme tem um elenco de atores coadjuvantes do mesmo nível, com destaque para Jason Robards, que papou o Oscar interpretando o editor-chefe do jornal Washington Post. O filme também ganhou os Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, Direção de Arte e Som.

Todos os Homens do Presidente é uma história tratada com seriedade e não abre mão de apresentar os fatos tais como ocorreram, e recentes na época do lançamento – o filme foi realizado apenas quatro anos após o escândalo. É lógico que há elementos fictícios, mas nada que comprometa o essencial, que é a busca pela verdade e transparência perseguida com tenacidade e persistência pelos dois repórteres, que mudaram e criaram um novo modelo de jornalismo, mais competente e que não aceita desculpas fáceis.

Anúncios

Ações

Information

5 responses

15 01 2009
Fabio

Seminal para estudantes de jornalismo, e essencial para entender uma época impactante da sociedade norte-americana. Fica uma sensação de pressa no final do filme, quando 3 anos correm diante das telas pelo fax recebendo notícias, mas o mais importante da história é o que surge no filme, o começo da investigação. O resto é conseqüência. Tenho esse em casa, e vejo pelo menos uma vez por ano, porque gosto mesmo.

Vou incluir seu blog no blogoll em breve também.
Abraço!

15 01 2009
denistorres79

Sim Fabio, o final é corrido, mas nada que estrague o grande filme que é! Obrigado pela visita.

15 01 2009
Kau

William Goldman e seu roteiro incrível. Acho que muito além da boa direção de Alan, o texto-base do filme é maravilhoso. Tb não dá pra esquecer do elenco mais que afiado.

Abraços!

16 01 2009
Red Dust

Um filme extremamente corajoso. O elenco é excepcional e ajuda a perceber aquele período conturbado dos anos 70 na política norte-americana.

Abraço.

18 01 2009
Gustavo H.R.

Uma narrativa aparentemente dialogada e lenta, mas ainda assim tensa e repleta de planos memoráveis. Uma obra-prima (o ano de 1976 rendeu grandes filmes, aliás).

Cumps.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: