Um lance no escuro (1975)

16 01 2009

Resgatando a memória do bom cinema americano, venho partilhar esta semana com vocês o filme Um Lance no Escuro, uma pérola esquecida por muitos, inclusive lá fora, pois não fez muito sucesso na época de seu lançamento. 

night_moves5 

 Dirigido pelo grande Arthur Penn ( Bonnie e Clyde, O Pequeno Grande Homem) e estrelado por Gene Hackman, que interpreta aqui o detetive particular Harry Moseby, contratado por uma atriz hollywoodiana decadente para investigar o desaparecimento de sua filha, Delly Grastner (Melanie Griffith, com cara de bebê, em um de seus primeiros papéis, só reconhecível pela sua famosa voz estridente). Enquanto procura pistas, Harry Moseby está passando por uma crise existencial em seu casamento. Acostumado a tirar fotos e investigar casos de traição, acaba descobrindo que sua própria esposa o está traindo!

Não sabendo muito bem lidar com essa situação, pois desta vez é no plano pessoal, o detetive se afunda cada vez mais na nova investigação, como forma de fuga. As pistas sobre a garota desaparecida levam o detetive a viajar até a Flórida, lugar onde a história se complica e toma nuances cada vez mais interessantes. A partir daí não dá pra revelar mais nada, sob o risco de estragar a apreciação de quem não viu o filme. O que posso dizer é que o detetive acaba tendo um caso com outra mulher e descobre que o fundo do buraco é mais embaixo.

O final é surpreendente e vale o filme por si só. A interpretação de Hackman é extraordinária, pois ele passa toda a angústia do personagem sem precisar abrir a boca. Desde o começo você já percebe que se trata de um filme diferente, pois as pessoas da história são multifacetadas e não tem aquele negócio de bonzinho x malvado, além da ênfase ser dada tanto na ação como na parte psicológica . A atmosfera do filme é suja, coisa que havia de sobra nesses bons filmes dos anos 70 e que não se encontra muito nos filmes “politicamente corretos” de hoje em dia.

Dica:  Preste atenção nos diálogos banais dos 15 minutos iniciais do filme, pois eles são a chave para se entender o mistério que só se revelará no final.

Anúncios

Ações

Information

5 responses

16 01 2009
O Cara da Locadora

Fala companheiro, é um grande prazer que vemos um novo blog de filmes e com certeza está add na nossa lista de links, abraços…

16 01 2009
Sérgio Déda

E aí cara! Beleza?

Valeu por visitar meu blog, sempre que puder visitarei o seu tb… te linkei já parceiro!

Abraço!

16 01 2009
Kau

Concordo plenamente com você, Denis. Um Lance no Escuro é maravilhoso e o que mais adoro é a maneira que Arthur Penn o conduziu. Como vc mesmo disse, é tudo sujo e, de certa forma, ousado.

Mesmo assim, meu preferido de Penn é O Milagre de Anne Sullivan.

Abraços!

14 08 2010
Wilson Gomes de Almeida

Muito bom o comentário porque me incentivou a assistir o filme…

3 08 2012
João

Filho, falou que é Gene Hackman, pode apostar que é bom, senão ótimo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: