Operação Valquíria (2008)

7 02 2009

valkyrie-poster1

Entrei na sessão desse filme com os meus 2 pés atrás, após tudo que tinha ouvido falar a respeito de Operação Valquíria. Só de saber que um filme teve seu lançamento adiado três vezes, pensei que alguma coisa muito séria deveria estar errada. Ledo engano.

Bom filme, com um roteiro bem amarrado e uma direção competente de Bryan Singer, mais conhecido pelas suas aventuras com a turma do X-Men e o novo Superman.

O tema nazista não é novidade na filmografia de Singer, cujo um dos primeiros trabalhos foi o ótimo suspense psicológico O Aprendiz (1998), que contava a história de um velho nazista em solo americano sendo importunado por um estudante, com grande atuação de Ian McKellen no papel principal.

Operação Valquíria me satisfez completamente e saí do cinema com aquela boa sensação de dinheiro bem gasto. Além das qualidades numeradas, o filme tem uma produção de encher os olhos, com bela reconstituição de época.

Tom Cruise, Bill Nighy (ótimo), Tom Wilkinson, Kenneth Brannagh e Terence Stamp, todos muito convincentes em  seus papéis, oferecem um entretenimento de bom nível. Na verdade tem que ser muito ruim para errar com um elenco masculino desse calibre, né? Artilharia pesada mesmo.

A história foi baseada num fato real, e acredito que todos já devem saber, mas vou ser repetitivo: o coronel Stauffenberg (Tom Cruise) planeja junto com outros oficiais do alto escalão militar alemão, o assassinato de Adolf Hitler num ambicioso coup d´etat. No filme são encenadas apenas 2 tentativas de golpe ao governo de Hitler, mas ao todo foram feitas 15 tentativas!

A única coisa que eu não engoli direito foi querer fazer a separação e uma “idealização” entre nazistas bons e ruins, coisa que acho difícil acreditar. Talvez os que quisessem derrubar Hitler fossem pessoas com menos gosto pelo genocídio, mas que eles queriam estar no poder e aproveitar a eminente fraqueza da Alemanha na guerra, não tenho dúvidas quanto a isso.

De qualquer maneira, não perca.

valkyrie_tomcruise

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu não fico sexy de tapa olho?

Ações

Information

10 responses

8 02 2009
Anderson Siqueira

Só aguardando a estreia no cine…

8 02 2009
Roberto Queiroz

Ainda não vi, mas com certeza estarei lá na estréia. Gosto muito do trabalho do Bryan Singer (mais ainda quando sai do filão dos filmes de super-herói).

8 02 2009
Kau Oliveira

Opa, que bom Denis! Estava esperando um conetário desses para, quando estrear aqui, eu assistir sem medo. Minha mãe ama este tipo de filme e queria ir de qualquer jeito, mesmo sendo ruim. Mas vejo que é uma boa pedida.

Abs!

8 02 2009
Vinícius P.

Parece ser um bom filme, ao menos o Tom Cruise está voltando a ter o mesmo sucesso e prestígio de antes.

8 02 2009
Otavio Almeida

Ainda não vi, Denis! Mas seus comentários me animaram, afinal andaram maltratando o filme por aí.

Eu sempre achei que iria gostar, afinal é um tema que me interessa, gosto do Tom Cruise, que costuma escolher bem, e gosto do Bryan Singer.

Abs!

8 02 2009
Kamila

Quando fui assistir “Noivas em Guerra”, comentei com minha irmã que não entendia o por quê de “Operação Valquíria” ter sido massacrado pela critica, quando o trailer parece ser tão interessante. Seu texto me deixa bem mais animada para conferir o filme quando ele estrear em minha cidade.

9 02 2009
Weiner

Dennis, tudo bem? Estava observando um comentário seu no meu blog, bem antigo já, que acho que por algum motivo imbecil eu não li.
Neste link: http://agrandearte.wordpress.com/2008/12/21/premio-a-grande-arte-2008-animacao/#comments
Você contava que estava criando O Cinemaníaco e pediu que eu comentasse aqui para dizer se aprovava a colocação do meu blog na sua lista de links. Veja bem, só não aprovo, com vou adicionar o seu na minha lista também.
Sobre “Operação valquíria”, sabe eu estava meio desanimado depois da crítica ter desprezado o filme – mas fatores colaterais como boa recepção por parte de várias pessoas (como você) e visita de Tom cruise ao brasil deixaram-me bem animado, hehehe.
Um grande abraço!

9 02 2009
André Renato

Olá! Só pra avisar que você é um dos blogs maneiros (uma espécie de corrente de divulgação de blogs camaradas) do Sombras Elétricas… Maiores explicações estão lá no blog. Valeu!

9 02 2009
Sérgio Déda

Estou ansioso… logo em breve se estreiar por aqui na data prometida devo conferir.

abraços!

9 02 2009
Weiner

Denis, deixei um selo para você lá no blog!

Deixe um comentário

