MILK – a voz da igualdade (2008)

12 02 2009

milk_poster4

Se tem filmes que fazem lembrar-nos de nossa condição humana, Milk é um deles.  Acima da evidente questão homossexual, este belo filme mostra o poder da mudança e da força de vontade.

Harvey Milk foi revolucionário e se mostrou à frente de seu tempo, pois ousou e fez o impensável. Como toda grande mudança, nada aconteceu do dia para noite. Foi preciso competência, persistência e aquela dose de sorte. E é nessa caminhada e transformação de Harvey Milk que se concentra o filme.

Além da sua coragem na sua luta contra os direitos gays, Harvey  se tornou, para inveja de alguns, um politíco perspicaz e com um grande jogo de cintura, algo indispensável para homens nessa posição.

Gay assumidíssimo, fez disso o mote de sua campanha e a bandeira com a qual ostentou até o fim de sua vida. Hábil com as palavras e excelente orador, começava  seus enérgicos discursos com o lema: “I want to recruit you” (Eu quero recrutá-lo), pois sabia como ninguém que para ter uma identificação com o público é preciso expor-se e despertar no outro o seu descontentamento, o que levava às massas ao delírio. 

Milk tem um roteiro que proporciona equilíbrio entre os diversos personagens, sem nunca cair naquela parte chata que alguns filmes políticos e com “uma mensagem” costumam oferecer.  Fotografia, direção de arte,  figurinos, tudo beira a perfeição e sentimos que estamos no meio da briga pelos direitos gays na São Francisco dos anos 70.

Sean Penn é um cara admirável. Sua atuação como Harvey é sublime e digna de aplauso. Não se esconde em nenhum momento e interpreta um personagem cheio de trejeitos, sem medo de ser feliz e nunca cai no exagero. E ainda por cima é doce e meigo, de uma ternura incrível mesmo. Isso é ator, meus caros amigos.

Ele é tão bom no papel que cheguei  a me perguntar: “Será que o Sean Penn é gay?” Não importa, o que importa mesmo é que Penn dá uma veracidade ao personagem de tal maneira que digo que é o ator mais merecido de papar a estatueta. Vou ficar muito feliz se ele ganhar o Oscar, mesmo que minha torcida seja por Rouke por motivos pessoais. É a melhor (e mais difícil) atuação dos 5 indicados.

O elenco de apoio é tão bom quanto, com destaque para James Franco e Emile Hirsch. Só não concordo com a indicação de Josh Brolin, talvez indicado apenas pela importância na trama, mas quanto a isso não me preocupo, pois Heath Ledger é o Coringa e contra o Coringa ninguém pode.

Milk é um espetáculo imperdível. E viva Sean Penn, alguém que vem pra ocupar o lugar de Clint Eastwood como um dos  grandes atores-diretores da nossa geração.

NOTA: 8.5

 

Ações

Information

12 responses

12 02 2009
Lucas

fiquei empolgado com sua crítica, ainda mais que não conferi o filme ainda. parece ser interessante e bem feito.

12 02 2009
Kau Oliveira

Denis, vi ontem mas vou rever hj. No geral, achei interessantíssimo!

Expliquei lá no meu blog que vou ficar umas semanas away, blza?! Então não ligue se eu não postar por aqui durante esse tempo.

Abs!

12 02 2009
Otavio Almeida

FILMAÇO! E também não concordo com a indicação do Josh Brolin. Acho que a Academia confundiu a importância do personagem dele na trama com atuação. E o Josh Brolin é bom! Ele fez OS GOONIES for Christ’s Sake! Mas acho que deveriam ter indicado o Emile Hirsch ou o James Franco.

Abs!

12 02 2009
Marcel Gois

Denis, confesso que não foi mordido pelo mesmo bicho que mordeu os que se encantaram com Milk. Acho que preciso revê-lo.. Achei um tanto quanto monótono e político demais, para o meu gosto.. Mas pelo menos no grande elenco a gente concorda! O Sean deu um show de atuação e só provou o grande ator que é! Ficarei muito feliz se ele levar a estatueta no dia 22! Pra mim também é quem mais merece.

13 02 2009
Kamila

Estou doida para assistir a este filme. E, para mim, Sean Penn é totalmente favorito para a conquista do Oscar de Melhor Ator – apesar de todo mundo só falar no Mickey Rourke.

13 02 2009
Anderson Siqueira

Pois é… fiquei com mais vontade ainda de assistir depois de ver a sua nota.
=D

13 02 2009
Vinícius P.

Apesar de ter gostado muito da atuação do Josh Brolin, gosto muito de todo o filme e concordo com seus comentários. “Milk” é um dos melhores filmes dessa temporada!

14 02 2009
Wally

Adorei a crítica, me deixou muito ansioso! Quero ver logo. 🙂

Ciao!

14 02 2009
André Renato

Sean Penn é realmente um ator do ca$#@$%&*!

15 02 2009
Sérgio Déda

Adorei o longa e quase tudo que vi. Dei nota 8.0!

Abraços!

19 02 2009
Weiner

Bom, fico feliz com a boa recepção que você teve de “Milk”. Após ler um ótimo texto de Otávio, lá no Hollywoodiano, estou muito confiante que o filme seja bom. Acho que o tema é universal, e biografias quase sempre me conquistam (também, com um elenco destes é difícil dsair indiferente).
Um grande abraço, Denis!

18 11 2009
Retrospectiva 2009: Parte 1 « Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos

[…] Soares BS MOVIES Cassiano Sairaf MUSEU DO CINEMA Cecilia Barroso CENAS DE CINEMA Denis Torres CINEMANÍACO Diego Rodrigues CINEMANIA Felipe Rocha INDUBITAVELMENTE Fernando Império CINEBUTECO Gustavo […]

Deixe um comentário

