UP – Altas Aventuras (2009)

8 09 2009

img_up_poster_2601

UP, o décimo longa de animação da Pixar, talvez não seja a excelência com a qual estamos acostumados, mas é divertido pra caramba. A historinha do velhinho Carl que deixou o tempo passar e não realizou seus sonhos de aventura ao lado de seu amor Ellie, companheira de longa data, é familiar e pitoresca. Em busca do suposto tempo perdido, Carl decide realizar a viagem tão prorrogada. Nisso entra de gaiato o irreverente escoteiro Russell e o contraponto está feito: juventude e velhice descobrindo um novo mundo.

Digo excelência no sentido de que quem esperava uma outra obra-prima como Wall-E, talvez não tenha gostado. Meu colega, entenda o seguinte, Wall-E é daqueles que surgem de tempos em tempos. Eu gostei e achei todos os personagens adoráveis e encantadores, como o estabanado cachorro Pup, a engraçada ave “Kevin” e até a matilha de cães do mal. Menos o vilão, que é um patife daqueles. Calhorda.

Das animações da Pixar esta me parece aquela que consegue ter um maior equilíbrio entre o apelo aos mais velhos e também aos mais jovens. Explico: o começo é maravilhoso e não será muito bem entendido pelos infantes mas logo que acaba o belíssimo prólogo, o desenho toma um ritmo e tom brincalhão que agradará principalmente a criançada. Porém, como felizmente eu ainda mantenho o meu espírito infantil vivo, me diverti à beça nessas cenas. Outros não terão a mesma sorte e nisso começam a reclamar de uma “suposta” irregularidade que quebra a história.

Uma coisa que eu sempre argumentei é que não se pode comparar filme com animação, por melhor que ela seja. Não concordo que uma animação possa um dia concorrer e até ganhar um Oscar de melhor filme, pois acredito que a produção e o trabalho com atores reais é muito mais complexo. Dito isto, não entendo porque as críticas a UP nas partes em que o desenho adquire tons surreais, como a partir das cenas em que o velhinho Carl puxa a casa rumo ao seu tão sonhado destino.

Se um desenho não pode ser nonsense, eu me demito. A coisa que eu mais adoro em desenho é a possibilidade dessa fuga louca e descabida, que quebra todos os parâmetros. Em UP as cenas “absurdas” são feitas com muita graça e não há a perda da magia, que é o que importa. Se não gostou, faça o seguinte, interprete a casa como uma metáfora e engula seco. Mas não encha o saco.

UP funciona muito bem em 3-D e não chega a incomodar a visualização com aqueles feitos especiais irritantes só pra mostrar que é 3-D. Como vocês vêem, eu não sou tão fã de 3-D, pois acho um recurso ainda limitado (antes de UP começar, exibiram vários trailers em 3-D e Avatar foi um deles; sinceramente espero que o novo de James Cameron não sofra com isso e me decepcione). Outra coisa que não gosto são versões dubladas, mas devo admitir que Chico Anysio dublando Carl é impagável. Um show à parte.

Enfim, foram momentos bem agradáveis no cinemão e mais uma vez a a Pixar mostra que é o bicho e o resto que corra atrás. UP é um desenho que nos diverte, comove e até faz refletir. Serei chato se exigir mais que isso! No final temos a certeza que nunca é cedo demais para se aventurar pelo mundo. Ou tarde demais. Basta coragem.

Ações

Information

8 responses

9 09 2009
Marcus

Ninguém a frente da Pixar. Só discordo quanto a concorrer ao Oscar, eu não veria nenhum problema e acredito que seja até uma questão de tempo deles ganharem ao mínimo uma indicação. Se “A Bela e a Fera” foi indicada, Ratatouille e Wall-E são muito melhores.
E não deixei as coloridas levarem esse brasileirão. =D
Abraço

9 09 2009
Otavio Almeida

O filme é do cacete! É injusto comparar com WALL-E, RATATOUILLE ou AKIRA. Até pq animação não é gênero. E UP deve ser julgado pelo filme que é. E não por esse ou aquele filme. Isso é um erro. E WALL-E, por exemplo, é ficção científica.

O começo de UP é essencial para o restante do filme. Nem WALL-E fica mudo pra sempre. O próprio WALL-E recebeu críticas de que o começo era maravilhoso e o resto igual a todo o resto. Se UP fosse apenas o começo, seria um curta e não um filme que precisa de começo, meio e fim.

Abs, Mengão!

10 09 2009
André C.

Oi Dennis,
cara quero ver este filme, mas em 3D, eu estava desconfiado da nova tecnologia, mas achei que funcionou bem com o Era do Gelo 3, pois não ficaram usando desculpas para coisas e mais coisas virem em nossa direção, o 3D estava na história.

Também não gosto de dublados, mas como driblar isso no 3D?

Quero ver UP desde que vi o trailer e só tenho vistos bons comentários e como vc, que não é fã, elogiou o 3D, acho que verei ainda esta semana.

Saudações….
André C., torcedor do maior Furacão do Paraná! hehehe!

10 09 2009
André C.

Aliás, torcedor do único Furacão do Brasil… Ok, hj mais parecemos uma ventania!

10 09 2009
denistorres79

Marcus, tudo pela Pixar! Os caras fazem por merecer. Abs!

Otávio, seu defeito é ser rubro-negro. De resto, na paz!

André, acho que um rubro-negro é muito, dois então?! Haha, vai assistir UP que é passatempo garantido. Hoje vcs estão mais pra brisa e o Paulo Baier é véio mais ainda dá pro gasto! Abs!

11 09 2009
Filme da Semana « Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos

[…] Torres CINEMANÍACO “É um desenho que nos diverte, comove e até faz refletir. Serei chato se exigir mais que […]

12 09 2009
Joao Paulo

Up …

Up é Up … ou OP?
Para mim é algo inquestionavel. O Melhor filme do ano, junto com Inglourious Basterds. É aquele tipo de filme onde relembra que é nas coisas simples que estão a beleza do cinema. Alias, a beleza da vida. Pena que os efeitos especiais atuais a cada dia que se passa tiram o brilho de como pode ser contado uma bela história.

procure ver The Fall

16 09 2009
denistorres79

JP, já conferi The Fall, quando ainda nem tinha no Brasil. Que demora, né? Abs!

Deixe um comentário

